A biblioteca Isabel Alçada

Procura aqui

quarta-feira, 2 de março de 2011

Boas Leituras

Pátio da Escola



Fevereiro de 2011

Boas e proveitosas leituras

Por: ISABEL MESQUITA, Professora

Chegámos a Fevereiro! Parece que ainda foi ontem que festejávamos o início do novo ano e, ao sabor das doze passas, fizemos as habituais promessas de sermos diferentes e fazermos melhor no ano acabadinho de chegar. As notas do primeiro período já foram lançadas e conhecidas. Algumas surpresas, umas boas, outras nem por isso. Melhorar e recuperar são as palavras de ordem mais importantes para este novo período. Em qualquer um dos casos nada está perdido e muito se pode fazer para recuperar ou melhorar porque, afinal, só estamos em Fevereiro.

TER BONS RESULTADOS escolares é uma meta a que todos os estudantes devem aspirar e trabalhar por alcançar, contudo, há algo muito importante que deve estar sempre presente nesta caminhada: a qualidade da tua aprendizagem.


TER A NOTA MÁXIMA numa disciplina porque conseguiste decorar a matéria do manual e depois reproduzir no teste o que memorizaste não é sinónimo de que sabes a matéria! Provavelmente, no dia seguinte ao teste, já não te lembrarás de nada.
Saber é muito mais do que isso, é apropriares-te dos conteúdos e fazê-los teus.
É leres, compreenderes, relacionar os conceitos e saberes reproduzir por palavras tuas o que assimilaste.
Estudar e estar atento nas aulas é fundamental para o teu êxito, mas há outros factores que, aliados a estas duas práticas, te facilitam este caminho.


GRANDE PARTE DO INSUCESSO ESCOLAR dos alunos do Ensino Básico e Secundário deve-se ao facto de estes apresentarem dificuldades em estruturar um texto encadeado ou em explicar um raciocínio com lógica, concluiu um relatório recente do Gabinete de Avaliação do Ministério da Educação (GAVE).


Este relatório afirma também que os estudantes portugueses têm mais facilidade nas respostas que requerem selecção, e mais dificuldade nos itens de construção.


Estas lacunas estão relacionadas com dificuldades na escrita.


Exercitar a escrita pressupõe obrigatoriamente exercitar a leitura.


É muito importante que o faças para conseguires o que atrás referi:


o apropriares-te verdadeiramente dos conhecimentos que te são transmitidos nas diversas disciplinas, isto é, compreendê-los, relacioná-los e reproduzi-los de forma coerente e ordenada.


LER E ESCREVER É ABORRECIDO!, ouve-se dizer, infelizmente, entre colegas.


Ainda não compreenderam a importância da leitura e da escrita, não só no seu percurso escolar, mas depois, mais tarde, no mundo do trabalho.


Actividades para exercitar a escrita


Alguns destes exercícios são bem divertidos e vão potenciar a tua criatividade e vocabulário. Desafia os teus pais a colaborarem contigo!


– Vai à biblioteca da tua escola e escolhe um livro. Partilha com a tua família o conteúdo do livro à medida que vais lendo cada capítulo, descrevendo-lhes as personagens e as situações por elas vividas.


– Gostas de desenhar? Ao acabares de ler o livro, faz um desenho sobre ele. E, se gostares muito de desenhar, podes fazer um desenho para cada capítulo. Mostra a tua obra de arte aos familiares, explicando o que desenhaste.


– Lê revistas e jornais que podes encontrar na biblioteca da tua escola. Escolhe uma notícia e no regresso a casa ou já em casa, quando todos estiverem reunidos, troca algumas ideias sobre essa notícia que te chamou mais a atenção.


– Com a ajuda dos teus familiares, resolve alguns passatempos que encontras nos jornais ou revistas, tais como palavras cruzadas e sopas de letras, actividades que te ajudam não só no desenvolvimento de vocabulário, como na correcção ortográfica.


– Participa nos concursos literários da tua escola.


– Escreve um diário, em que registes os acontecimentos mais marcantes do teu dia.


– Escreve cartas aos teus familiares que estão longe ou aos amigos que só vês nas férias.


– Por último, dois desafios que vão ao encontro do que foi dito:


a) Resolve os passatempos que encontras no final da Audácia (mas sem espreitares as soluções!);


b) Escreve-nos para audacia@netcabo.pt, falando-nos de um livro que tenhas lido e de que tenhas gostado muito e porquê.
Fico à espera!
Bom trabalho!

In – http://www.audacia.org

Sem comentários:

Enviar um comentário